Eu sei que o calor anda de rachar no país inteiro, mas abril está chegando, daqui a pouco é maio, junho... É bom não esquecer daqueles projetos que, juntando um pouquinho de cada um, aquece tanta gente. Há uns dois anos eles eram poucos, mas agora há para todos os gostos (quadradinhos em tricô e crochê, enxovais de bebê, gorros, cachecóis) e em tantos lugares... Ah, e se não der, não é preciso nem fazer alguma coisa. Quase todos os projetos aceitam aqueles novelos guardados no fundo do baú!
Tem o Tricô Solidário e o Divino Tricô em Minas; o Junção que Aquece e o Laços de Carinho no Rio Grande; o Crochê Solidário e a Shirley Araujo em São Paulo; a Marina no Paraná; o Enlazando Corazones na Argentina; o Ajudar não Custa em Portugal; e até para quem prefere o ponto cruz, o Love Quilts Brasil (deve haver outros - se souber de algum, me dê um toque nos comentários, ok?)
Claro que sempre dá pra fazer um gorrinho aqui, outro acolá e esperar as campanhas do agasalho, mas é tão bonito juntar o trabalho de várias formiguinhas...
E já que estamos no assunto, deixa eu puxar lá do arquivo-zumbi um post sobre o que por um tempo ficou conhecido como 'quadradinhos da Solange', hoje mais apropriadamente chamados de 'tricô modular', 'quadrado perfeito1 ou 'mitered squares' pra usar um português castiço :D.
Ah, e a Rosi publicou mais (e melhor) a respeito aqui e aqui.
Direto do túnel do tempo...
(Publicado originalmente em 23/04/05)
Meus primeiros quadradinhos pro Projeto Aconchegar.
A foto não está lá grande coisa, mas descobri que meus restinhos de lã não são lá muito coloridos. Sou uma pessoa muito sóbria (ou velha, como diria a filhota :D)
Descobri esse jeito de fazer os quadradinhos que não dá muito trabalho - não é preciso ficar medindo e a gente faz quase sem sentir:
medi a quantidade de pontos para fazer 20cm (no meu caso, 36p), montei o dobro mais um (são 40cm para os dois lados do quadrado: 73p - tem que ser número ímpar).
Sempre trabalhando em cordões de tricô, nas carreiras pares faço juntos os 3 p. centrais (ou seja, diminuo 2p). Assim, quando só restam 3 p., remato e voilá: um quadrado perfeito! **
(São os dois quadrados do alto e da esquerda. Resolvi variar no da direita e no de baixo. Se vocês quiserem que explique como fiz - não tem costura! - eu explico)
Upideite:
(Eu sou péssima professora, não tenho paciência pra explicar. Aliás, não sei o que estou fazendo aqui.)
Aqui vai uma receita mais detalhada, do jeito que escrevi na lista das tricoteiras:
Usei agulhas 4,5, com lã Família, Mollet, Botonê e outras que estavam
sobrando que nem sei mais o nome.
Fiz uma amostra, e, na tensão dos meus pontos, 18p=10cm.
Montei 73 pontos (são os dois lados do quadrado, que têm de ter 20cm
cada um, mais um ponto porque é preciso um número ímpar de pontos).
1.ª carr e todas as ímpares - em tricô.
2.ª carr - 35p em tricô, 3 pontos juntos em tricô, 35p em tricô.
4.ª carr - 34p em tricô, 3 pontos juntos em tricô, 34p em tricô.
6.ª carr - 33p em tricô, 3 pontos juntos em tricô, 33p em tricô.
E assim vai, sempre nas carreiras pares você faz os três pontos
centrais juntos, até restarem apenas 3 p. Você remata e voilá: um
quadrado perfeito, sem precisar ficar medindo toda hora!
(Não estranhem com o biquinho que se forma no começo. Tenham fé, façam até o fim que dá certo)
*
Atualização: Crocheteiras, olhem que idéia maravilhosa para um quadradinho que achei no blog da... do... bom, não descobri o nome da/o dona/o do blog porque está escrito em turco, mas ela/e me 'linka' e tem coisas ótimas, mas achei um quadradinho em crochê de coração que é uma coisa!
Atualização II - a Missão: Pra quem não conseguiu ver o quadradinho por falta das fontes 'turcas', o link da imagem é este
aqui.
Recent Comments