Falei no começo que não ia ensinar nada, só falar do que eu já fiz, Então não sei quais são as melhores lãs nacionais para fazer meias, até porque a minha única experiência foi um sapatinho de dormir (que tecnicamente talvez até possa ser considerado como meia) feito com lã Família há muito tempo. O problema que eu vejo em usar acrílico para meias é que, não sei como descrever melhor, ele 'abafa' o pé. Nem imagino, por mais frio que esteja, passar o dia usando uma meia feita com acrílico. Sabe quando a gente está usando aquele pulôver, de repente entra em um ambiente abafado e começa a suar? Então.
As primeiras meias *de verdade* que eu fiz já foi usando a lã própria, fruto de uma promoção imperdível de 10 novelos de 50g por 19 dólares. Não dava para escolher a cor (e elas não eram as mais lindas mesmo, vide a foto, porém perfeitamente usáveis), mas por esse preço? :D
A sock yarn normalmente tem 75% de lã superwash, que não encolhe (pode lavar na máquina sem susto) e 25% de nylon, o que ajuda na elasticidade e durabilidade. Há também as 100% lã, superwash ou não; misturas de algodão, lã e nylon; lã, bambu e nylon; lã e seda; lã, seda e cashemere; alpaca e nylon etc. etc. E o melhor: dá pra usar o dia inteiro, o pé pode esquentar que não 'abafa'.
Onde encontrar?
Não há similar nacional. O meu 'pequeno' estoque eu fiz com as da Elann (onde dois novelos de 50g, suficientes para fazer um pé mesmo para pés bem grandes, saem por menos de 5 dólares!), nas promoções da Little Knits (agora mesmo eles estão com uma de 10 novelos de 100g), ou mesmo, de vez quando, quando a tentação é grande, *só dois novelinhos* :D), e no Ebay também se acha muita coisa em conta (eu gosto particularmente das lãs Regia e Opal, marcas bem tradicionais para meias, e da Trekking XXL).
Porém, felizmente, já que os fabricantes nacionais não ligam pra nós, pelo menos o comércio está descobrindo o filão das lãs importadas, porque aqui você já pode pedir (ou, meninas de Sampa, comprar in loco), a Jawoll, que é uma sock yarn (apesar de não mencionarem isso lá).
***
Ah, e meias precisam de elasticidade, então algodão puro nem pensar. (Quer dizer, claro que você pode pensar, tricotar e até usar, mas não há como um fio inelástico ficar agarradinho no seu pé. Há que se fazer escolhas nesta vida.)
A exceção é o Fixação da Círculo, que tem um componente stretch. Aliás, ele é exportado e vendido como Cascade Fixation lá nos Estados Unidos. Eu sei que a turma lá, principalmente as alérgicas a lã, usam muito para meias, e o melhor: o próprio site tem várias receitas (se alguém já testou, dê um toque!).
Recent Comments