**************
Lá no post sobre a ecolana, mais de uma pessoa comentou que ela pinica.
Pensei cá comigo que, bom, salvo raras (e normalmente caras) exceções, não há lã natural que se compare em termos de maciez a um fio acrílico de qualidade e que, como aqui é muito difícil a gente ter acesso a esse tipo de material (a lã natural), e que elas poderiam ter estranhado.
Mas não quis dizer nada antes de ter a oportunidade de testar, porque eu só abro a boca quando tenho certeza.
Ou não ;-)
Finalmente o tempo deu uma esfriada por aqui, o suficiente pra me animar a finalmente começar o casaco da filhota. Peguei minhas agulhinhas, fiz uma amostra e...
A turma tem razão. A lã é pi-ni-quen-ta que só
Minha cara caiu na chón.
Daí lembrei que ainda não tinha dado uma lavada na amostra. E que muitas lãs mudam muito depois de um bom mergulho na água.
Preparei um bom banho de espuma com Woolite, deixei a bichinha de molho, enxaguei, deixei secar e...

Melhorou a pinicância. Pero no mucho :-(
Comecei a pensar nas minhas alternativas de fuga (e nunca me senti
mais aliviada por nunca ter mostrado minha cara feia no blog!), porque
vai que o povo vem atrás com o Código de Defesa do Consumidor na mão?
Afinal, quem fez a propaganda enganosa fui eu, né?
Mas como sempre há uma esperança, lembrei do velho truque do condicionador.
Porque lã nada mais é que cabelo, tanto que é ótimo usar xampu no lugar de sabão para lavagem, e condicionador no do amaciante.
E...
Sucesso!
Usei um cadinho do bom e velho Neutrox e nem parecia a mesma amostra. Quer dizer, parecer parecia, mas a sensação nos dedos era completamente diferente, muito, mas muuuuito mais macia.
Um bom teste para saber se dá pra usar esse tipo de lã direto sobre a pele é passar a amostra (depois de lavada e 'condicionada') no pescoço. Pra mim, ficou perfeito, mas as sensibilidades variam.
Pra quem, mesmo assim, ainda acha meio pinicante, tem muitas soluções.
Uma é tricotar peças que você pode usar sobre a roupa, como coletes e xales (me contaram que estão tricotando um Clapotis - deve ficar divino nessa lã!) Aliás, pro marido vou fazer um colete, que ele usa bem mais que pulôveres, principalmente porque ele trabalha de terno e pode usar sob o paletó.
Se você costuma usar pulôveres e cardigans sobre outra peça, também sem problemas.
Gorros também dá pra fazer, usando uma outra lã mais macia numa faixa de uns 5 cm no avesso (dá pra ver como seria neste gorro do Brooklyntweed - é a parte vermelha) o que, além de tudo, esquentaria ainda mais as zoreias ;D
Eu? Tô querendo fazer este pra filhota, mas ela acha que tem 'trança' demais. Filhos...