Desde que postei sobre esta manta (que está aquecendo uma senhorinha lá em Belzonte, me contaram), mais de uma pessoa me escreveu perguntando como fazer sem ter que emendar esse monte de quadradinhos. E vamos combinar que essa parte é a mais chata de qualquer trabalho, né?
Eu sei que explicar em palavras nem sempre funciona, e como já estou começando outra leva pra mandar pra Junia ano que vem, resolvi matar os dois paulocoelhos com uma cacetada só.
Quadrado 1
Bom, a gente começa com um quadrado perfeito (no fim deste post tem o como fazer). Faça uma amostra, veja qual a largura que quer para o seu quadrado. No meu caso, o quadrado começa com 69 pontos. (34 de cada lado e 1 central, onde serão feitas as diminuições)
Quadrado 2:
Agora vamos pegar os pontos para montar metade dos pontos para um segundo quadrado.
Para pegar os pontos, eu simplesmente passo a agulha na alcinha que fica no final da carreira (se você fez seus quadradinhos certinhos, você deve ter feito em carreiras metade dos pontos; no meu caso, 34).
Não é preciso, mas eu pego mais um ponto na carreira de montagem. Tenho os 35 pontos.
Os outros 34 eu monto com o fio que vou usar no próximo quadradinho.
Pronto: tenho meus 69 pontos e começo a trabalhar o próximo quadrado.
(Nota: eu costumo fazer meus cordões de tricô em tricô mesmo. Portanto, a foto mostra o lado direito do trabalho, e começo com uma carreira no avesso. Se você prefere fazer usando ponto meia, pegue os pontos como eu mostrei mas do lado *direito* do quadradinho).
Quadrado 3:
Terminado o segundo quadrado, agora a coisa fica um cadinho (mas só um cadinho) mais complicada. Eu vou montar os pontos *antes* de pegar as alcinhas do quadrado e corto o fio.
(Nota: Do mesmo modo que expliquei acima, se você faz seus quadrados usando o ponto meia, use essa maneira de pegar pontos do lado *esquerdo* do quadrado).
Quadrado 4:
Agora vem o mais fácil: pego 34 pontos de um lado, 1 no quadradinho de baixo e mais 34 no outro e tricotar como os outros quadrados.
Daí é só resolver quantos quadrados você quer na largura e na altura e ir trabalhando.
***
Update: Como várias pessoas me escreveram pedindo ajuda (o que não é de se espantar, dada a minha didática "maravilhosa"), aqui vai um esquema da manta pronta. Usei a mesma manta do exemplo acima, e tomara que vendo o exemplo acima dê pra identificar. Basta fazer os quadrados com o mesmo número do mesmo jeito.
Se ainda tiverem dúvida, podem me puxar as zoreia que eu tento de novo.