Uma pergunta que vejo muito por aí desde que comecei com o blog é: 'com quantos pontos?', questão que é, ao mesmo tempo, simples e complicada.
Primeiro, vai depender da peça a ser feita.
Se for um cachecol, exatidão não é muito importante, mas mesmo assim ninguém quer sair com um cobertor ou um espaguete enrolado no pescoço, então vamos começar com ele.
Digamos que você queira fazer um cachecol com mais ou menos 20 cm de largura.
A lã escolhida, vamos à escolha das agulhas.
A que eu escolhi recomenda agulhas entre 3 e 4, e como meu ponto nem é muito apertado nem muito frouxo, vou experimentar com as 3,5.
Montei 30 pontos (podem ser 20 se for uma lã mais grossa) e fiz uma três carreiras no ponto escolhido (cordões de tricô - vai ser um cachecol bem basicão). Sem tirar das agulhas, pego a minha fita métrica e vejo quantos pontos correspondem a 5 cm (o ideal seriam 10 cm, mas como, neste caso, a precisão não é o mais importante, vamos ficar com os 5 mesmo)
No meu caso, os 5cm correspondem a 13 pontos.
Agora vem a melhor amiga de qualquer tricoteiro/a, a nossa velha, boa e confiável (quase sempre) regra de 3
*
(momento cola)
Se matemática não era o seu forte, rumbora lembrar:
Se 5 cm são iguais a 13 pontos e eu quero saber quantos pontos preciso para ter 20 cm, fazemos a continha:
5cm = 13p
20cm = y
y= 20x13
5
y=260
5
y= 52
(fim do momento cola)
*
Ou seja, para o cachecol de 20 cm com a agulha, lã e ponto escolhidos, eu preciso montar uns (lembrando que é um cachecol, não vamos estressar por um pontinho a mais um a menos) 52 pontos.
*
Bom, mas essa é só a primeira parte. Quando se trata de pulôveres, cardigans ou mesmo de adaptar receitas, o buraco é mais embaixo. Se tudo der certo, vou ver se falo disso daqui a pouco (lembrando que pode ser daqui a uma semana ou mais - tempo, tempo, tempo, sempre o tempo!).
*
A propósito, sei que as fotos estão terríveis, mas se eu fosse esperar a luz do dia, rá, esse post só saía lá por julho :D